sábado, 5 de novembro de 2011

Máquina de Quadrinhos

Agora você pode criar suas própias histórias com a Máquina de Quadrinhos!
Saiba mais sobre a Máquina:
 

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa (Santa Isabel, 27 de outubro de 1935) é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica" e membro da Academia Paulista de Letras.
Filho de Antônio Mauricio de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa)[1]. Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu.[2] Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores[2].
Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho[3] de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica.
Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa de Mauricio, a Mauricio de Sousa Produções. Na revistas Lostinho-Perdidinhos nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, no entanto, é revelado que a primeira criação do Mauricio foi um personagem super-herói chamado "Capitão Picolé".
Junto dos desenhistas como Gedeone Malagola, Ely Barbosa, Júlio Shimamoto fundou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP), a ADESP tinha como bandeira a nacionalização das histórias em quadrinhos.[4]
Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d'O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.
Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.
Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.[2]

Cebolinha e Bidu:50 anos

Bidu e Cebolinha: 50 anos de amizades, planos infalíveis e aventuras inesquecíveis!
Você já viu a edição especial dos 50 anos desses dois amigos?
Neste "livro' estão reunidas as melhores histórias dos últimos anos e ainda uma história exclusiva em estilo MANGÁ.

Livro do Cebolinha: 164 páginas = 11 HQ´S + 1 HISTÓRIA EXCLUSIVA EM ESTILO MANGÁ

Livro do Bidu: 160 PÁGINAS = FAC-SÍMILE DA BIDU Nº1 + 1 HISTÓRIA INÉDITA EM ESTILO MANGÁ

Gogo´s Turma da Mônica

Você sabe o que aconteceu com a TM? Viraram GOGO´S!!!!!
Com 60 modelos diferentes entre simples e os especiais que brilham no escuro e tem glitter, essa turminha animada agora vem em bonequinhos colecionáveis!
Compre o álbum de figurinhas e comece agora mesmo a colecionar!

Turma da Mônica Jovem

Mônica:Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter uma boa amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele. Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar de vez ou outra ainda suspirar por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa. Sempre está disposta a ajudar seus amigos e ás vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda vez ou outra discute com o Cebola, mas não esconde segundas intenções e sempre dá um jeitinho de se aproximar do "amigo", sendo que morre de ciúmes dele com outras garotas e não consegue disfarçar isso...

 Cebola

Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado grotescamente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que é de costume que fale certo. É de fato apaixonado pela Mônica e ás vezes não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais de lhe beijar, ou quando qualquer situação sugere um clima de romance entre os dois. Além é claro de crises de ciúmes por não gostar de ver a Monica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Diferente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua", agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes.

 Magali

Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Pratica diversos esportes, entre eles o softbol. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora.

 Cascão

Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Adotou um estilo "Street" em seu vestuário e Adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica. Seu medo de altura, de certa forma, compensa o medo de água que tinha na infância, apesar de ter perdido parte agora que se tornou jovem. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda.

Turma da Mônica Baby


  • Mônica Baby - tem as mesmas características da Mônica quando um pouco maior: é extremamente forte, briguenta e impaciente e, como a original, sempre anda com o seu brinquedo inseparável: seu coelho de pelúcia Sansão. Além de ainda usar fralda, usa macacão rosa com laço da mesma cor. É dentuça, gorda e baixinha;



    • Cebolinha Baby - é irrequieto como o personagem original. Cebolinha é levado e ganha coelhada da Mônica Baby. Ele usa um macacão verde;
    • Cascão Baby - sempre sujo e odeia tomar banho, assim como o Cascão, além de aparecer de macacão azul.
    • Magali Baby - adora comer muito, assim como a própria Magali, e usa um macacão e lacinhos amarelos.
    • Anjinho Baby - assim como o personagem original, o Anjinho adora voar pelo céu e cuidar das estrelinhas. Usa um macacão roxo.

    Animais

    •Sansão- É o coelhinho de pelúcia da Mônica.
    •Monicão-É o cachorrinho da Mônica. O cachorro é idêntico a personagem, tendo um cabelo igual ao dela, e é dentuço, como a personagem, e seu cabelo possui uma forma de banana.
    •Chovinista- É o porco de estimação do personagem Cascão.
    •Mingau-O gato de estimação da Magali, da raça angorá. Ele é mimoso como a dona, embora não tenha o mesmo apetite.
    .•Floquinho-É o cão do Cebolinha, e é extremamente peludo, verde e pertence a raça lhasa apso, de origem tibetana.

    Outros Personagens


  • Franjinha (1959) - O menino-cientista da Turma. Inspirado no próprio Mauricio quando este tinha dez anos. Está sempre fazendo experiências em seu laboratório e faz muitos inventos, suas principais invenções são as máquinas do tempo que foi tema do filme Uma Aventura no Tempo. É apaixonado pela Marina, menina que admira tanto pela beleza quanto pela inteligência, e tenta conquistá-la com suas invenções que, na maioria das vezes, falham. Franjinha e Bidu foram os primeiros personagens criados pelo Mauricio de Sousa.







  • Anjinho (1964) - O anjo da guarda da turma, que desce das nuvens para se misturar com as crianças e protegê-las de algum acidente, se possível. Seu maior problema é quando a turma de moleques apronta com a Mônica. Daí não consegue evitar as coelhadas que Mônica distribui para todos os lados nos meninos. Às vezes sobra até para ele. Volta e meia tem que dar uma subidinha para "receber ordens", mas volta correndo para continuar brincando com a Turma. Em sua primeira aparição, está de castigo na Terra por ser um anjinho arteiro. É nessa época que conhece o Cebolinha e o resto da Turma.







  • Xaveco (1963) - Sua principal característica é não possuir característica nenhuma (o fato de ele ser "o" personagem secundário tem sido uma piada recorrente em tempos recentes). Ele é o único personagem a ter os pais divorciados e uma irmã mais velha chamada Xabéu. Numa tira ele havia mencionado um irmão, que nunca apareceu. Anteriormente, seu nome era escrito com "Ch", pois seu cabelo lembrava a forma de uma chave. Antigamente ele usava um vestido (na verdade era apenas um camisão), então ele passou a usar os famosos "shortinhos". Recentemente, os pais de Xaveco se separaram e Xaveco passa alguns fins-de-semana com ele em várias historinhas engraçadas em clima "Pai e Filho". Xaveco sempre tenta ver o lado positivo de tudo. Apesar de seus pais estarem divorciados, se dão muito bem, participaram até de um programa de televisão, o "barraco entre famílias" e venceram da família do Cebolinha. Atualmente, tem aparecido com mais frequência nas histórias, contracenando principalmente com o Cebolinha.







  • Dudu (1989): Amigo e vizinho direto da Magali, é tido como irmão caçula dela (na verdade, nas temporadas mais recentes, mais precisamente em 2003, é revelado que os dois são primos, sendo que o pai dela é irmão da mãe dele). Dudu é o oposto dela, não tem apetite, geralmente ele nem toca no almoço que sua mãe prepara, reclamando do almoço. Aliás, costuma reclamar de muita coisa, inclusive do Mingau, (a quem chama de Pudim), e de quem morre de medo, o que faz Magali o achar um chato, por essa razão e por ser mais novo que a maioria dos personagens, tenta brincar e aprender (ou mesmo aprontar) com eles, mas é evitado por muitos. Apesar disso, é mimado pelos pais e protegido pela Magali, sendo que tem um ciúme dela, principalmente quando ela está com o namorado Quinzinho. Também é dono de uma inteligência invejável (e cômica) para sua idade.







  • Maria Cascuda : Namorada do Cascão. Muitas vezes se mostra sujinha como ele, mas não concorda com os hábitos sujos dele, e concorda que ele deveria tomar banho. Entre as meninas, é colega da Mônica e Magali, mas muitas vezes Carminha Frufru tenta jogá-la contra as duas, criando fofocas e afins. Seu nome verdadeiro é Gabriela Silva, revelado em algumas histórias.







  • Quinzinho: Namorado da Magali. Trabalha com os pais em uma padaria e sempre leva alguns quitutes para ela. Ele, por namorar a Magali, é alvo dos ciúmes do Mingau e do Dudu, uma vez em que a Magali dá mais atenção a ele do que a eles. Seu pai, o Seu Quinzão não aprova seu namoro, pois pensa que isso um dia o poderá levar a falência. Porém, ele acaba sempre cedendo à felicidade do filho, e o deixa continuar o namoro.







  • Humberto (1960) - Não fala, pois nasceu com um tipo raro de paralisia cerebral. Comunica-se com a linguagem de sinais, que é representada por um balão de fala em formato de mão - ou por meio de murmúrios "hum-hum" na tentativa de se expressar verbalmente com quem estiver próximo a ele. Quando alguém pergunta algo a ele, nem sempre entende a resposta.







  • Do Contra (1994)- O personagem Do Contra, a exemplo de outros personagens da Turma, é baseado em um filho de Maurício, homônimo ao pai. O personagem possui uma "aura" de contradição que, aparentemente funciona com animais, diz amar a Mônica mas o Cebolinha já conseguiu fazê-lo participar de um plano infalível, indiretamente. Nas historinhas ele é irmão mais velho de Nimbus, que também é baseado em um dos filhos do Mauricio, Mauro. Na Infância, o Mauricinho costumava ter alguns hábitos estranhos, como mostra o "Mônica 40 anos", ele comia arroz com melancia e não torcia para o Brasil nas copas. Do Contra demonstra gostar da Mônica. Tanto que em uma historinha ele se declarou, mas Mônica não sabia se ele estava falando ao contrário ou de verdade.







  • Nimbus (1994)- Este, que é o irmão mais novo de Do Contra, também é baseado em um filho de Maurício, Mauro. É muito amigo do Cascão por possuir medo de trovões, mas, não de água. Sabe fazer a previsão do tempo e truques de magia, o que às vezes o metem em sérias enrascadas e que também agrada as meninas.







  • Marina (1994)- Baseada em uma filha homônima de Mauricio, assim como Mônica, Magali e Mariângela (Maria Cebolinha) assim como sua inspiração, tem uma exímia habilidade de desenhar e, mesmo no gibi é filha do Mauricio, de quem ganhou um lápis mágico que é capaz de dar vida aos desenhos e, que já lhe causou inúmeras encrencas, principalmente porque vive perdendo este. Ela parece ser bem amiga do Franjinha, que é apaixonado por ela. Tem um medo tremendo de cachorros, especialmente do Monicão.







  • Luca (2004) - Seu apelido é Da Roda por andar em cadeira de rodas, mas nem por isso deixa de se comportar como uma criança normal. Sua cadeira (motorizada) tem funções especiais criadas pelo Franjinha. Seu nome de trabalho era "Paralaminha" (referência a Herbert Vianna de Os Paralamas do Sucesso). Ele sabe nadar muito bem e é um ótimo jogador de basquete. As meninas o consideram o "maior gatinho", como a Mônica. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".







  • Dorinha (2004) - Uma menina cega que tem a ajuda de seu cão-guia Radar e, é claro, de toda a turminha para guiá-la. Inspirada em Dorina Nowill, amiga de Mauricio. Assim como o Luca, não deixa de se comportar como uma criança normal. Ela já nasceu cega e não sabe exatamente a aparência das coisas, mas, como ela mesma diz, pode imaginar. Ela tem os outros sentidos muito apurados. Numa revista do Cebolinha, mostraram que a cor dos olhos da Dorinha são azuis. Sua mãe a ajuda com as roupas, Dorinha está sempre Fashion e ás vezes até lança tendências de moda no bairro.







  • Bloguinho (2004) - Suas falas são repletas de emoticons e abreviações comumente utilizadas na internet. Usa óculos, assim como o irmão, Teveluisão, porque eles vivem grudados na telinha (ele no computador e o outro na televisão). Seu cabelo tem a forma de um arroba (@).







  • Teveluisão (1963) - O nome já diz tudo: é um menino que adora ver televisão. Ele é irmão do Bloguinho, e participa de histórias que levam as crianças a ver que o mundo é bem mais legal do que ficar trancafiado em casa apenas assistindo televisão. Em uma revista do Cebolinha mostra ter uma certa paixão por Dorinha.







  • Zé Luís (1960) - Menino de óculos, o mais alto da turma. Junto com o Teveluisão, faz parte dos mais velhos da turma. Possui aproximadamente 13 anos, é inteligente e vive ajudando os garotos da Turma nas matérias da escola. Curiosidade: já foi irmão mais velho da Mônica quando foi criado.







  • Xabéu: A irmã mais velha de Xaveco, não gosta muito das brincadeiras do irmão, pois se acontece algo mais grave, ela acaba levando a culpa. Seu nome completo é Xabéu Lorota. A princípio deveria ser Loreta, mas o escrivão se enganou. Ela é uma adolescente cheia de atitude, roqueira, tem uma tatuagem no braço direito e não gosta de se misturar com meninas fúteis e patricinhas. Xabéu, por ser bonita, faz todos os meninos do bairro se apaixonarem por ela. Ela também trabalha como babá da turma (Dudu, Cebolinha, Mônica, etc.) de vez em quando para juntar uma graninha. Ela substituiu o irmão do Xaveco que ele havia mencionado numa tira, mas nunca apareceu. Xabéu é loira, geralmente está de rabo de cavalo, e quase sempre traja um jeans azul claro.







  • Denise (1989) - Antigamente, Denise era apenas mais uma personagem secundária, que aparecia às vezes como a melhor amiga da Carminha Frufru. É uma boa amiga, mas as vezes é fútil, falsa e adora fofoca. Já foi loira, morena, ruiva e usou os mais variados penteados e figurinos. Isso é explicado na história "O Concurso De Denises". A história explica-nos os diferentes tipos de cabelo da Denise de uma forma muito simples: todas as "Denises" contratadas para as historinhas se despedem devido ao fato de serem uma personagem secundária sem importância. Até que é revelado que a Denise original tem o cabelo castanho.







  • Robertinho - Considerado pela Mônica, Magali e por algumas outras meninas como o mais fofo do bairro, o moreno de cabelos lisos (às vezes crespos) é um garoto educado, e diferente de Fabinho ou Ricardinho, não é arrogante. Muitas vezes inventa desculpas ou situações para disfarçar suas intenções, por mais que boas.







  • Reinaldinho - Loiro de cabelos cacheados, é outro galã da turma que mora na rua de baixo. É do tipo mais tímido e introvertido, e assim como Robertinho, é um garoto meigo e simpático, apesar de perder a paciência com as tentativas constantes de algumas meninas (como a Mônica) em conquistá-lo (geralmente o envolvendo nas situações mais loucas). Apareceu pela primeira vez na história Como atravessar a sala, onde é chamado de Ronaldinho, e tem uma personalidade finese combinada com um ressaltado jeito afeminado.







  • Seu Juca (1982) - Aparecia sempre de emprego novo nas historinhas da Turma e acabava enlouquecendo e fugindo quando Mônica e seus amiguinhos apareciam para "ajudar". E em cada "ajuda" Seu Juca acabava severamente encrencado e tinha como consequência principal nova demissão por justa causa (que de justa, pelo menos para ele, não tinha nada). De tanto perder empregos, ficou com medo da Turma e frequentemente é visto internado em hospícios. Uma vez já foi para roça do Chico Bento.







  • Prof. Spada/Dr. Spam - De um lado está o Professor Spada, que é um simpático professor e técnico em informática. Este, quando é atingido por um curto circuito, se transforma no diabólico Dr.Spam, que tem o poder de se dissolver fisicamente em informações digitais para assim invadir sistemas eletrônicos e navegar na internet como vírus/spam. O personagem foi baseado em mais um filho do Mauricio.







  • Carminha Frufru(1990) - Uma garota rica, metida e um "tanto" esnobe. Os meninos do bairro se derretem quando a vêem. Vive tentando estragar o romance dos outros, especialmente Magali e Quinzinho. É rival da Mônica principalmente quando se trata da mesma estar paquerando o Fabinho, Reinaldinho, ou qualquer outro inho.







  • Fabinho Boa Pinta - Um menino muito bonito e arrogante que mora na "rua de cima". Seu nome verdadeiro é Fábio Palhares da Fonseca. Mônica é apaixonada por ele e conta isso apenas para Magali, mas a rua inteira já sabe. No filme cine gibi 3, ele era Ricardinho.







  • Ricardinho - Outro galã da turma, e outro alvo constante das paqueras da Mônica, apesar de tomar esse fato como vantagem, muitas vezes esnobando-a, ou mesmo provocando-a de alguma maneira. Ricardinho não é amigo de Cebolinha ou de Cascão, mas indiretamente já se juntou a eles algumas vezes para provocar a Mônica. Se faz presente em Cine Gibi 3, contendo as mesmas características de Fabinho(loiro de cabelo liso), o que gera algumas dúvidas sobre quem é quem, uma vez em que aparecem os dois em algumas histórias (como em "Mônica apaixonada não liga pra mais nada!"), Ricardinho é muito mencionado, e Fabinho faz uma breve ponta no final. Aparentemente os dois são bons amigos um do outro. Ambos ainda não fizeram nenhuma aparição em "Turma da Mônica Jovem".







  • António Alfacinha (2007) - Alfacinha é o irmão caçula português do Manezinho Manuel) que veio morar no Brasil. Alfacinha é um grande amigo do Cebolinha. Alfacinha tem um amor platônico pela Mônica. Alfacinha apareceu no gibi do Cebolinha nº7 da Editora Panini. Aparentemente ele é chamado de alfacinha por causa de sua descendência lusitana.







  • Nico Demo (1966) - O pestinha da turma. Apesar do nome e da aparência, não é realmente mau. Suas estripulias são pura molecagem, não chegando à crueldade ou ao cinismo. Aparece brevemente em uma historia da Magali: Enquanto acontece todos os tipos de confusões pelas costas de Magali, a garota só se importa em ficar olhando para a vitrine de um restaurante e Nico aparece no meio da briga só uma vez. Recentemente, tem protagonizado algumas histórias.







  • Ursinho Bilu - Personagem de revistinhas e programa de televisão - A Hora do Ursinho Bilu.As meninas os adoram falando que ele é cuti cuti,os meninos também assistem,mas não com tanta freqüencia,em algumas histórias é motivo de gozação,mas todos gotão do Ursinho Bilu.







  • Capitão Pitoco - Personagem de gibi e programa de televisão, adorado pelos meninos do bairro. Tem super-poderes e um inimigo: Doutor Borboleta. Aparentemente, tem como maior fã, o Cascão.







  • Estrelinha Mágica (1988) - Personagem que não aparece mais nas histórias do Mauricio.







  • Leleala - A Legião dos Leitões Alados (Leleala) são 3 porquinhos anjos absolutamente anormais que estão aí para proteger qualquer animal que esteja em perigo. Nessa roubada já entraram o Chovinista, o Torresmo e o próprio Cascão. Fizeram sua estréia nos anos 90 na revista do Cascão. Eles voltam para as histórias na revista da Mônica nº3 da Editora Panini. Em Mônica 12 da Panini são revelados seus nomes: Pierre, Pablo e Sebastian.







  • Tikara Sasaki (2008) - Personagem criado por Mauricio de Sousa para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Já apareceu no gibi da Mônica nº18 – junho de 2008. Até hoje não reapareceu em nenhuma outra história. Ele aparenta possuir uma queda por Keika Takeda.







  • Keika Takeda (2008) - É a amiguinha de Tikara, que cujo nome significa "aquele que acrescenta bravura, pureza, integridade e honestidade". Também não apareceu novamente ainda e provavelmente possui uma queda por Sasaki.







  • Massaro Sasaki (1972) - É outro personagem descendente de japoneses. Ele apareceu primeiramente na revista Mônica nº31, no ano de 1972. Mais tarde ele apareceu num almanaque especial de esportes em 2002, e a seguir em 2008, na Mônica nº18, na 1ª revista de Tikara e Keika. É primo do Tikara, e diferente deste, não consegue falar sem ter um sotaque japonês.







  • Soninha - Já foi revelado que a Denise tem uma irmã, apareceu na revista Magali N°19 (Editora Panini)- Julho de 2008 e foi falado na edição Mônica Nº16 (Editora Panini) - Abril de 2008.







  • Carmem da Esquina - É uma mulher gordona e emburrada que usa um coque horrível no alto da cabeça e mora no casarão da esquina. Ela não precisa trabalhar porque é dona de metade das casas do Bairro do Limoeiro. Ela odeia crianças e principalmente a turminha.







  • Xavecão - É o pai do Xaveco e Xabéu Lorota. Ele e sua mulher são separados e moram em casas separadas, mas se dão bem. Está pouco adaptado a nova vida de solteiro e não sabe realizar as tarefas caseiras mais simples. Os filhos (Xaveco e Xabéu) sempre passam o final de semana em sua casa.







  • Cecília e Durval - Pais do Dudu. A mãe, é dona-de-casa e tem como desgosto, tentar fazer o Dudu comer, mas sem grandes resultados. E o pai, de sobrenome Moreno, tenta ludibriar o garoto com as histórias mais absurdas. Ambos sofrem nas mãos do peste.







  • Carlos e Elza - Pais do Franjinha, conhecem e incentivam o gosto do filho pela ciência, embora não saibam o tipo de experiências que ele faz no laboratório, acreditando que ele apenas brinca com seus conjuntinhos de química. Ele é um advogado criminalista e ela é uma típica dona-de-casa.







  • Nimbão e Keiko - Pais dos irmãos Nimbus e Do Contra. O pai é meteorologista e a mãe é uma dona-de-casa.







  • Tiazinhas Politicamente Corretas - São "tiazinhas" que às vezes aparecem nas histórias. Elas sempre fazem críticas das historinhas da Turma. Elas mandam cartas ou falam com o pessoal do estúdio.







  • André - Menino com autismo. Já saiu em um gibi recentemente.







  • Cenourinha (1971) - Irmão do Cebolinha com quem o Louco sempre o confunde, substituído posteriormente pela Maria Cebolinha.







  • Boa-Bola - Jogador de futebol primo do Cascão. Foi o primeiro personagem representante de futebol da Turma da Mônica.







  • Seu Jura do Armazém - Ele é dono de um armazém. Nunca apareceu numa historinha, apenas foi mencionado várias vezes pelos personagens. Sua loja é apresentada na revista Mônica Nº35 - Aventuras das Arábias!, da Editora Panini.







  • Dalila - Ela é a namorada do sansão. quando a mônica erra o alvo. Ela é cor de rosa e tem um pequeno laço roxo na cabeça. Só aparece em revistas promocionais.







  • Cremilda e Clotilde - Duas mulheres gordas e gemeas-identicas assim como Vanda e Valéria,elas vivem tentando dar um banho no cascão,mas no final nunca conseguem,elas são muito limpinhas.






  •    • Tio Pepo-Sua profissão é criar e consertar brinquedos, que ele freqüentemente vende para pequenas lojas.
      


    •  Quinzinho-É um menino português, filho do padeiro do bairro. Apaixonado por Magali, faz diversos pães e bolos para ela.


    •     Tia Nena-Tia de Magali, possui uma doceria em que Magali vai sempre visitar para ganhar quitutes.



    •  Ana Fátima-Tia materna da Magali, alguns anos mais jovem que sua irmã Lina(Mãe da Magali). É esfomeada igual á sua sobrinha(dando a entender que é dela que Magali puxou o apetite voraz).

    Turma do Pelezinho


  • Pelezinho - Pelé, consagrado com "rei do futebol", quando criança;




  • Frangão - Amigo de Pelezinho, goleiro nos jogos;




  • Cana Braba - Amigo boca-suja e enfezado de Pelezinho. Seu maior problema era suas pernas tortas.




  • Bonga- Menina namoradeira da turma;




  • Samira - Menina descendente de árabes, que fazia quibes que todos detestavam;




  • Neuzinha - Filha de japoneses, namorada do Pelezinho;




  • Rex - cão do Pelezinho;




  • Teófilo - Atlético e calmo, outro amigo do Pelezinho. Às vezes, foi mostrado como namorado de Samira;




  • Seu Dondinho - Pai do Pelezinho;




  • João Balão - O maior rival de Pelezinho, dentro e fora dos campos. Sempre se dava mal no fim das histórias;




  • Zé - Amigo atrapalhado do João Balão.
  • Turma do Ronaldinho Gaúcho


  • Ronaldinho Gaúcho - Menino gaúcho que se mudou recentemente para o Bairro do Limoeiro. É dentucinho, tem um cabelo longo e vive com o uniforme de futebol do Brasil. É inspirado no jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, [4] e torce para o Grêmio.




  • Diego - Também gaúcho, é fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele. É inspirado no jogador Diego Maradona.




  • Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos. Inspirando no próprio irmão de Ronaldinho Roberto de Assis Moreira




  • Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.




  • Dona Miguelina - É a mãe de Ronaldinho Gaúcho. Atenciosa e protetora, vive dando broncas no filho que não se cansa de pegar meias do varal para fazer bolas. Otima cozinheira, coloca vários legumes e saladas para cuidar das alimentação da família.




  • Bala - Muito bricalhão, o cãozinho Bala é companheiro inseparável de Ronaldinho Gaúcho. Ele acompanha o seu dono todos os jogos e brincadeiras.




  • Bola - Gorducho e peludo cachorro de Ronaldinho, sempre aparece com o Bala. Meio ganancioso de vez em quando mas está sempre se metendo em confusão.




  • Treinador - É o treinador do time do Ronaldinho que sempre o questiona, mas no fim sempre precisa dele nos jogos. É um personagem recente e seu nome nunca foi revelado, pois todos o chamam de Treinador.
  • Turma do Astronauta


  • Astronauta (1963)- Herói espacial que viaja pelo espaço em sua nave redonda, explorando planetas, derrotando vilões/monstros espaciais e salvando povos.




  • Ritinha (1975)- Antiga namorada de Astronauta. Um dia, ela se cansou de esperar Astronauta voltar de suas longas viagens e se casou com Bonifácio (ver abaixo). É pouco freqüente nas histórias.




  • Bonifácio- Marido da Ritinha.




  • Computador- É o computador de bordo da nave do Astronauta, que algumas vezes se locomove como um robô. É ele que dialoga com o personagem principal no vazio do espaço.




  • Mãe do Astronauta- Se chama Natalina. Fisicamente, é parecida com a tia Nena da Magali, além de, assim com a tia Nena, fazer muitos quitutes quando seu filho vem visitá-la.




  • Pai do Astronauta- De nome Astrogildo, ele é o pai fazendeiro do Astronauta, que também adora as visitas do filho.




  • Ditão- Amigo do Astronauta, que vive próximo da casa de seus pais.




  • Robocel-É uma espécie de robô,ele costuma aparecer em algumas historinhas fazendo as missões com o Astronauta,ele apreceu na revista Mônica 50.




  • Gangue do Bronk- gangue de malfeitores espaciais que aparecem, vez ou outra, nas histórias. Um grande passatempo de Bronk, o líder da gangue, é chutar o Astronauta como se ele fosse uma bola de futebol.
  • Turma do Piteco


  • Piteco (1964): O protagonista é um típico solteirão de bem com a vida, só quer saber de caçar dinossauros, sempre sofrendo. Tem aproximadamente 39 anos, vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.Dublado por Etorre Zuim



    • Thuga (1970): Quer a todo custo casar com o Piteco, pois gosta muito dele, mas ele nem sempre corresponde porque não quer saber de relacionamento sério (apesar de gostar dela). Foi criada na década de 1970, quando as personagens mulheres de Mauricio de Sousa foram tomando espaço nos quadrinhos.Dublada por Rita Lopes
    • Bolota (1967): Melhor amigo de Piteco, é magricela, narigudo e sofre de calvície. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.
    • Pedrosa : Amigo de caçadas e pescarias de Bolota e Piteco. Bonachão e um tanto sujinho, acredita-se ser um ancestral do Cascão.
    • Ogra (1970): Amiga feiosa de Thuga, ora ajuda-a a "caçar" Piteco, ora tenta arranjar namorado.
    • Zum e Bum (1970): Dois irmãos gêmeos fora-da-lei estúpidos, que sempre falham em seus assaltos.
    • Tio Glunk: Tio da Thuga. Tenta arranjar-lhe outro namorado, de preferência que seja rico.
    • Juiz de Paz - Frequentemente chamado pela Thuga ou Tio Glunk para realizar o casamento com o Piteco.
    • Vartolo - Amigo do Piteco, de caçadas e pescarias.
    • Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

    Turma do Papa-Capim


  • Papa-Capim: (1970)- Um indiozinho curioso e de bom coração que ama os animais e tenta proteger a floresta onde vive a qualquer custo.




  • Cafuné: (1967)- Esse indiozinho narigudo é um grande amigo de Papa-Capim. Ele costuma ser um tanto desastrado, mas sempre com boas intenções.




  • Jurema: (1976)- Indiazinha que namora Papa-Capim.




  • Pajé - O grande feiticeiro da taba. É velho e sábio.




  • Cacique Ubiraci - Forte e guerreador, é o cacique da tribo. Admirado e invejado pelos indiozinhos pela sua força e valentia.




  • Oncinho - um filhote de onça, amigo de Papa-Capim.
  • Turma da Tina


  • Tina: (1964)- Uma jovem moça de aproximadamente 20 anos. Ao ser criada tinha o visual "hippie",como o Rolo, que foi mudado com o passar dos anos para uma jovem contemporânea. É estudante de uma faculdade. Faz o curso de Jornalismo.




    • Rolo: (1964)- Um jovem paquerador de cabelos e barbas azuis e compridos (e encaracolados). Assim como Tina, tinha o visual hippie quando foi criado. Assim como Tina também é estudante de uma faculdade. Faz o curso de Jornalismo, junto a Tina.

    • Pipa: (1969)- Uma jovem gordinha e chorona, amiga da Tina e "namorada" do Zecão (com quem sempre tem brigas bobas de namorados). Faz faculdade de Jornalismo junto com a Tina. Seu nome verdadeiro é Janaína, porém adotou o nome de sua tartaruga como seu apelido.[1]


    • Zecão: (1975)- Amigo de Tina e Rolo e namorado de Pipa, outra personagem das histórias. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento. Adora futebol e qualquer outro tipo de esporte.


  • Toneco (1969)- O irmão caçula da Tina. Por ser pré-adolescente ele tem aventuras de um menino de 11 a 14 anos: quer ter namoradas, sair para passear, mas a Tina o contém, por ser ainda muito novo, e não ser mais maduro como a irmã. Sua grande diversão é passar a conversa no Rolo, que sempre é vítima da sua esperteza.




    • Vovoca (1969) - A Avó de Tina. Ela vive a frente de seu tempo de suas idéias jovens. Vovoca também está ligada a o que se passa por tudo que está acontecendo em nosso mundo atual. E também é a mais velha dos personagens principais dessa turma junto a seu marido.

    • Baixinho (1990) - É o melhor amigo do Rolo. Acaba sempre ajudando o amigo a se livrar das confusões. Tem o apelido por causa da baixa estatura. É o amigo de paqueras e festas para o Rolo.
    • Pais da Tina - Os pais da Tina e do Toneco, uma mulher de cabelos castanhos e curtos que usa óculos(daí de onde Tina puxou a aparência) e um homem magro, calvo e bigodudo. Ela sempre apóia as idéias e namoros da filha. O pai por sua vez, é ciumento e sempre vai contra os namoros dela.

    • Jaime: (1975)- Aparece como namorado da Tina em algumas histórias. Contudo, este não parece ser um namoro oficializado, dado que é possível ver a Tina saindo com rapazes diferentes em muitos roteiros. Não topa muito o Rolo pelo fato deste ser um tanto paquerador e ser muito amigo da Tina, causando-lhe constantes crises de ciúmes. Nas histórias mais recentes, ele foi descartado, e é confirmado como ex-namorado da Tina, quando aparece.
    • Flávio - Primo do Rolo. Usa óculos é é um pouco gordinho. Ele é introvertido, acanhado e inseguro, ou seja, o oposto do Rolo.
    • Caio: (2009) Personagem aparentemente gay (bissexual), que é retratado como sendo o melhor amigo da Tina. [2]
      • Beto: Amigo CDF(estudioso) do Rolo. É calmo e introvertido, e sempre ajuda o Rolo quando este está enfrentando algum problema. Raramente aparece.
      • João Paulão: Negro e forte, é um amigo do Rolo que, apesar do bom físico, não faz muito sucesso com as mulheres e costuma se irritar com o sucesso de Rolo, o que o causa inveja e ciúmes. Já tentou espancar Rolo quando pensou que este estava galanteando sua então namorada(esta por sua vez já tivera um lance amoroso com Rolo anteriormente), mas num geral, os dois têm um relacionamento amigável.
      • Patricinha/Paty : Amiga patricinha e fútil da Tina e Pipa. É rica, arrogante e muito materialista(tendo uma certa semelhança para com Carminha Frufru, da Turma da Mônica), mas sem maldade. Em um episódio, já foi mostrada como namorada de Rolo, sendo que o dispensou logo em seguida.
      • Rúbia: Rival da Tina, é um tanto semelhante á Patricinha(loira, patricinha, sensual, arrogante e fútil), porém é fofoqueira e maldosa, e está sempre tentando pregar alguma peça em Tina e seus amigos. Foi a responsável pelo término oficial do namoro entre Tina e Jaiminho, tornando-se namorada deste(uma vez em que seu namoro com Jaime também não é constante). Sua aparência é um tanto semelhante á da Xabéu, da Turma da Mônica.
      • Yoko: Amiga japonesa e introvertida da Rúbia. É totalmente o oposto desta, discordando de seus planos maldosos e destrutivos, uma vez em que não tem nenhum sentimento negativo para com Tina e seus amigos. É ligada á natureza e sonha em ser uma grande veterinária.
      • Franja: É outro dos amigos de Rúbia, também muito introvertido. Seu apelido se dá graças á franja estilo Emo que tampa seu olho direito, além de quase sempre estar usando boné. Pouco se sabe sobre sua personalidade.
      • Vanda e Valéria: Gêmeas idênticas, apareceram na Turma da Mônica Jovem.

    Turma do Penadinho


  • Penadinho (1963) - O personagem principal, um fantasma que tenta se distrair no cemitério, especialmente tentando assustar alguém, mas no fundo, é um fantasminha de bom coração. Surgiu nas tirinhas do Cebolinha. Aparentemente era muito alto quando vivo, mas ficou atarracado, como todos conhecem, no momento de sua morte: enquanto estacionou seu carro em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. [1]. Antes de morrer, Penadinho tinha uma namorada com quem quase se casou, mas agora, ele namora a fantasma Alminha. Nas histórias, Penadinho é ultra-flexível por causa de vestir lencóis elásticos.



    • Dona Morte - Dona Morte é a responsável por trazer os novos moradores do cemitério. Suas histórias geralmente são de perseguição, pois as pessoas, naturalmente, fogem dela. Suas principais características são a roupa preta, uma foice, e um senso de humor - geralmente humor negro. É a principal da turma depois do Penadinho. Apesar de ter o emprego (que já afirmou não gostar, por ser triste e cansativo), ela é inofensiva e caridosa. Também participa das histórias de outros personagens de Maurício quando alguém morre ou cita a palavra "morte".
    • Zé Vampir - Um vampiro que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas quase sempre se dá mal. Seus maiores medos são: crucifixo, água, alho e luz intensa (principalmente do Sol). É um dos grandes amigos de Penadinho. Ele mora num caixão de um pequeno castelo no cemitério; mas ocasionalmente dorme no galho de uma árvore (também no cemitério). Seus poderes são: transformação em morcego, vôo, controlação mental em pequenos animais, rajadas de energia pelos olhos e controle climático (pode apenas fazer trovejar). É alérgico ao sangue O Positivo.
    • Muminho - Uma múmia, vinda direto do antigo Egito. Um dos grandes amigos de Penadinho(possivelmente o melhor amigo deste), Muminho é alvo de brincadeiras, pois seus amigos sempre puxam suas ataduras e fazem com que ele gire como um pião. Quando vivo era um barbeiro chamado Akenaton Melokoton, e era o único barbeiro que o faraó Tutacalmon III (paródia de Tutancâmon) confiava. [2] Também é revelado em uma história que é descendente (na verdade sobrinho) de um faraó que possuia muitos filhos(este, junto a sua esposa e filhos, visitou o cemitério uma vez). Muminho era da parte humilde desta família.
    • Frank - Paródia a Frankenstein, um monstro artificial pouco inteligente criado pelo cientista Dr. Frankstóim. As partes do corpo de Frank são costuradas, pois ele é um mostro feito á partir de dez corpos humanos, com um organismo robótico antiquado. Se desmonta facilmente com qualquer impacto, servindo de quebra-cabeças para Pixuquinha. Ao ver crianças se divertindo, resolve imitá-las (o que geralmente sobra pra turminha...).
    • Lobi - Um lobisomem. Se comporta como um cachorro normal: uiva para lua, gosta de ossos, não gosta de banhos (muito menos de tosas), e se coça bastante quando é incomodado por pulgas. Geralmente, sai as ruas para atacar alguém, mas na verdade, é um sujeito conquistador: quando homem, paquera mulheres, e quando lobo, paquera cadelas. Tem olhos azuis e não se considera assustador, e sim "cuti-cuti".
    • Cranicola - Um crânio meio mal-humorado que vive em cima de uma pedra reclamando de suas limitações. Uma vez, foi revelado que ele foi decapitado em uma guilhotina. Sente muita falta do corpo, porém ele pode se locomover usando a mandíbula para saltar.
    • Alminha - Namorada fantasma romântica do Penadinho. Tem pavor de baratas.
    • Zé Caveirinha - Esqueleto que normalmente é desmontado numa pilha de ossos. Quando era vivo se chamava professor Eustáquio e era paleontólogo. [3] Tem pavor de cães, pelo simples motivo de ser feito de ossos.
    • Zé Finado - Amigo fantasma de Penadinho, que é um pouco mais alto que ele. Também é vizinho de túmulo do Penadinho. Adora caçar morcegos.
    • Maria Antonieta - Sua única aparição foi na série das histórias em quadrinhos da Turma do Penadinho chamada As dores de Cranicola. Quando uma vez, Cranicola estava a cada momento sentindo dores em cada parte do corpo. Uma vez, nos dentes, outras vezes nos ouvidos... Mas aí ele descobre que é falta de namorada, e de repente, aparece um crânio feminino igual a ele só que mais bem-humorado e os dois começam a namorar e esse crânio feminino é que se chama Maria Antonieta.
    • Dona Cegonha - Cegonha responsável pela reencarnação. Ela é amiga da Dona Morte, mas reza para que ela não tenha um dia duro de trabalho (porque que ela terá também). Não é a única cegonha da turma com o mesmo trabalho, porque também há dezenas trabalhando em sua agência; há um outro funcionário da agência famoso, o Seu Cegonha.
    • Zé Cremadinho - Mendigo que foi cremado e que mesmo sem boca e perna, pode se comunicar com a turma e se locomover apenas pulando. Apenas em dias de muito vento ele fica em um jarro de vidro.
    • Diabão - Parodia ao diabo. Geralmente aparece nas histórias da Dona Morte, quando alguém mal falece e acaba indo pro inferno. Ele é cercado de diabinhos e fantasmas malvados. Ele era gordinho e fora de moda, mas em um pacto, um homem disse que imaginava ele ser muito mais poderoso, então ele malhou muito e mudou de fantasia.
    • Pixuquinha - Um fantasma de uma criança, que é sobrinho de Penadinho. Vive com uma chupeta e um balão. Sempre pede para o tio brincar com ele.
    • Dr. Frankstóim - "Pai" do Frank e ocasionalmente, médico da turma. Frank não é sua única criação; ele já criou robôs e máquinas incríveis. Tem especialidade no ramo de cirurgia plástica.
    • Zé Coveiro - Coveiro e zelador responsável pelo cemitério. Não tem medo dos fantasmas e monstros do cemitério, tanto que ele é amigo deles.
    • Chico Defum - Fantasma brincalhão, que adora fazer pegadinhas na turma; porém, não participa mais das historinhas, pois ele reencarnou num porco na história Seu eu pego quem fez aquilo... Chico Defum teve poucas aparições nas histórias da Turma do Penadinho.
    • Zé Pirata - É um falecido vendedor de produtos piratas, que depois de morto, ainda exerce o emprego no cemitério (os produtos que ele vende sempre estão quebrados ou com mau-funcionamento, que faz a turma pedir devolução). Acha que o cemitério é um navio e seus habitantes sua tripulação.

    Turma do Horácio


  • Horácio (1963)- Horácio é um tiranossauro filhote. Como a maioria dos dinossauros, ele nasceu de um ovo abandonado ao sol, mas, diferente deles, o seu maior sonho é conhecer sua mãe.



  • Horácio tem um coração de ouro, é alegre, sábio, e se alimenta apenas de alfacinhas.
    • Lucinda (1966)- Lucinda é uma dinossaurinha cor-de-rosa. Ela é apaixonada por Horácio e, embora ele não goste dela dessa mesma maneira, eles continuam bons amigos.
    • Tecodonte (1974)- O melhor amigo de Horácio. Muitas vezes ele diz pro Horácio deixar de ser tão bonzinho, que desse jeito as pessoas só vão se aproveitar dele, mas os dois se dão muito bem.
    • Napões (1969)- Um povo de criaturas narigudas, não muito espertas. A raínha dos Napões é rica e mesquinha, e é apaixonada por Horácio.
    • Mamute Antão (1971)- Amigo de Horácio,ele é muito tagarela.
    • Brontossauro (1978)- Amigo de Horácio.
    • Simone (1982)- Também gosta de Horácio e disputa ele com Lucinda.
    • Pterodáctilo Alfredo (1986)- Costuma ficar conversando com sua esposa, ambos encarapitados em uma montanha.
    • Tiranossauro - O primo de Horácio que é contra a alimentação vegetal dele.

    Turma do Bidu


  • Bidu (1959) - O primeiro personagem de Maurício, faz dois personagens diferentes: cão do Franjinha e diretor/personagem de estúdio.
    • Mister B (1999) - sátira do mágico Mr. M. Mister B ensina como são feitos os truques dos quadrinhos, como as pedras falantes, as caminhadas no ar e os personagens 'imortais'. Na última história, antes de um interlúdio em suas aparições, personagens irritados com suas revelações procuram capturá-lo. Sua semelhança com Bidu leva a captura do mesmo, porém, ao fim da história, é revelado que o personagem, ainda que possuindo uma silhueta idêntica à de Bidu, é na verdade Bugu.




  • Bugu (1972) - "Alô, mamãe!" Se você nunca ouviu essa frase, provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece. Seu maior dom é fazer imitações. O que o deixa com raiva, por isso é amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu sempre leva um chute ou delete para fora pelo mesmo ao final das histórias, dizendo "Tchau, mamãe!". Em certa história, tem sua origem revelada como sendo um alieníngena da raça dos homens-bolinha-de-sol. Seu nome verdadeiro seria Butandor Guglisdécio e seus pais seriam Butum e Butanda. Teria sido também o primeiro dono do traje de Astronauta (Personagem explorador do espaço, parte do universo dos quadrinhos de Maurício de Sousa. Bugu rejeita a história como sendo verdadeira, porém Astronauta a confirma ao fim da história, procurando bugu para entregar o lanche esquecido por ele em seu traje. Fato interessante é que na história que conta a origem do personagem Astronauta, os aliens que lhe entregam seu traje, os homens-geléia, mencionam o fato do traje pertencer a raça dos homens-bolinha-de-sol. O personagem foi criado pelo irmão de Maurício, Márcio Sousa, que diz que Bugu é um auto-retrato, "sempre tentando roubar a cena do irmão famoso". [1]




  • Buguinho (1982) - Sobrinho do Bugu que, com suas peraltices, chegou a deixá-lo doente numa clínica de repouso. Apareceu na história Bugu não veio, mas... , na revista Cascão nº1, da editora Abril.




  • Manfredo (1975) - é o assistente do Bidu, sempre aparece nas histórias que ele está no estúdio. De vez em quando,ele mesmo expulsa o Bugu do estúdio do Bidu. É um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu: contra-regra, secretário, assistente, produtor... enfim, o que for preciso.




  • Duque(1960) - o melhor amigo do Bidu. Não tem nenhuma característica muito marcante além dos olhos verdes. Por ser o melhor amigo de Bidu, aparece na maioria das histórias. Ele é o cão do Titi.




  • Zé Esquecido (1987) - amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer. É o cão do Xaveco, mas poucas pessoas sabem disso por 2 motivos: o Xaveco é um personagem secundário e o Zé Esquecido é tão esquecido que se esqueceu aonde mora e quem é seu dono.




  • Dona Pedra (1977)- uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala).




  • Zé Gordão (1994) - cachorro gordo e peludo ,passa o dia inteiro babando.




  • Dona Árvore (2008)- árvore que o Bidu geralmente conversa com ela.




  • Fifi (1969)- cachorrinha pela qual o Bidu é apaixonado.
  • Turma do Chico Bento


  • Chico Bento (1963) - Menino tipicamente roceiro ou caipira, que anda sempre descalço, com roupas simples e chapéu de palha. Vai à escola mas não gosta muito de estudar e sua fala é representada com erros de ortografia, retratando um dialeto caipira. Sua fala em filmes e desenhos, entretanto, é um pouco diferente da apresentada nos quadrinhos mas ainda assim representa fielmente o modo interiorano de falar. Acorda antes do nascer do sol para ajudar o pai na roça, vive tentando roubar goiabas do rabugento Nhô Lau, brinca com os demais da turma e ainda namora a Rosinha. É um dos personagens mais populares e queridos de Maurício de Sousa. É acomodado, eventualmente preguiçoso e um tanto mentiroso, mas principalmente aventureiro, Ainda assim, apesar de seus defeitos e travessuras, Chico é um menino bondoso, generoso, ama a natureza e os animais, sejam eles selvagens ou do sítio. Enfim, é um representante natural do povo interiorano brasileiro. Tem se destacado atualmente na escola ao fazer redações. Foi inspirado em um tio de Mauricio do interior.



    • Rosinha - A namorada do Chico Bento. Ela sempre veste um tipo de vestido vermelho de quermesse, um par de maria-chiquinhas e não costuma andar descalça. Adora ir às quermesses com Chico, mas odeia seus constantes atrasos.
    • Torresmo (1983) - Porco de estimação do Chico Bento, parecendo o Chovinista do Cascão. É claro que o Chico adora todas as criações de seu sítio e nunca vai deixar seu Torresmo virar comida, nem a sua galinha Giselda (Giserda), a vaca Malhada (Maiada), o bode Barnabé, o burro Teobaldo e tantos outros. Torresmo é muito levado e adora brincar na lama, como todos os outros porquinhos. O sonho do Chico é um dia ver Torresmo ganhar um prêmio numa feira, ou exposição de animais.
    • Zé Lelé (1969) - Zé Lelé é primo e melhor amigo do Chico Bento, embora não exista qualquer semelhança entre eles. É um componente importante para o humor das histórias por ser um personagem simplório e ingênuo, cometendo gafes com freqüência, cuja pouca inteligência costuma bastante irritar todos à sua volta. A não ser em raríssimas ocasiões, sempre usa uma camiseta rosa com uma calça de suspensório listrada de branco e azul. Teve seu nome revelado como José Leocádio (mais recentemente, José Eleutério).
    • Zé da Roça (1961) - Embora também um típico caipira, fala um português mais padronizado como os povos das grandes cidades como São Paulo. Amigo de todos na roça, ele é mais sério e compenetrado que seus amigos. Costuma dar conselhos de bom senso popular. Era o principal personagem nas primeiras histórias.
    • Hiro (1961) - Seu verdadeiro nome é Hiroshi. Hiro é um nissei e com isso mantém as tradições orientais de seus ascendentes (usar os Pauzinhos e outras tradições). Assim como Zé da Roça ele também fala em bom português e é menos brincalhão que os demais. Apesar de morar no interior, Hiro e sua família são bem tradicionais em relação aos costumes e à cultura japonesa.
    • Primo Zeca - Primo de Chico Bento que mora na capital. Frequentemente um vai passar as férias na casa do outro e se deparam com situações totalmente diferentes de sua realidade. Em outras histórias, já foi chamado de Rosalvo (quando o Chico aperta o botão errado e toca todos os interfones do prédio do primo) e de Toninho (numa das histórias em que o primo vai visitar o Chico no sítio).
    • Nhô Tonico Bento (Antônio Francisco Bento) - Pai do Chico Bento. Trabalha duramente na roça para sustentar sua família e quer muito que Chico estude para que tenha uma vida melhor.
    • Dona Cotinha - Mãe do Chico Bento. Boa e carinhosa, é a dona de casa do interior. Tem que cuidar da casa, do Chico e de todo o serviço da fazenda.
    • Nhô Lau - Fazendeiro rabugento, mas muito boa-praça. O maior foco de sua raiva é quando o Chico Bento e seus amigos tentam roubar goiabas maduras de sua goiabeira, que ele faz questão de defender com sua espingarda que dispara pedras de sal grosso. Ele só quer mesmo que suas goiabas amadureçam o bastante para ele poder vender em épocas de colheita farta.
    • Dona Marocas - A professora da roça. É bem exigente com seus alunos (especialmente Chico Bento, que costuma esquecer de fazer ou levar para a escola as lições de casa), mas apenas quer o bem de todos eles.
    • Genesinho - Filho do Coronel Agripino ou Coronel. É um menino com cabelos loiros. Chico detesta-o quando ver a Rosinha saindo com esse menino. Ele não é como o povo da roça, ele possui patinetes, motores etc.. Genesinho é bem de vida em relação aos moradores da vila, tem madames, e tem carro de rico. Mas ao final de cada história, Rosinha afasta-se de Genesinho para encontrar Chico, seu verdadeiro amor. Descobrimos que seu nome verdadeiro é Genésio.
    • Giselda (1982) A galinha de estimação do Chico Bento. Aliás, como todos os animaizinhos do sítio. Mas Giselda tem dado um bom trabalho ao Chico. Volta e meia de virar canja ou almoço de raposas, Chico sempre está a defendendo. Em troca bota ovos saudáveis. Chico não come os ovos porque prefere que nasçam, cada vez mais, lindos pintinhos no galinheiro.
    • Fido - O cão sabujo do Chico. Já foi caçador e em certa história morreu. Voltou a aparecer como um cachorro dorminhoco.
    • Malhada - (Maiada) Vaca do Chico. Companheira de toda manhã, quando Chico aparece para tirar o seu leite.
    • Teobaldo - Burro do Chico. Age como tal, sempre desobediente e empacando quando bem tem vontade. É chamado pelo Chico de "Teobardo".
    • Alazão - Cavalo do Chico. Usado quando tem que ir a lugares longes, como a Vila Pururuca, ou escalar a 'Repimpada da Mula Manca'.
    • Geninerdo - Touro do Chico. Brabo e estourado, mas que até concurso já ganhou.
    • Barnabé - Embora já tenha sido chamado de 'Osório', seu nome é Barnabé por causa do béééé.... Adora comer tudo que vê pela frente.
    • Aristides - Galo que acorda o Chico todo dia de manhã. Também ja apareceu morrendo em certa história.
    • Bigodes - O gato meio doméstico, meio selvagem que vive no sítio. Brabo, Não ha quem o segure no colo.
    • Maria Cafufa: A menina feia que é apaixonada pelo Chico Bento, sempre tenta roubar um beijo de Chico quando tem chance, por exemplo, em uma historinha Rosinha estaria na barraca de beijinhos da quermesse,Chico comprou todos os beijinhos porque não queria ninguém beijando a Rosinha, quando ela foi substituída de última hora pela Maria Cafufa.
    • Maria Lalau - Versão feminina do Zé Lelé. Contracena com este, porém tem aparições raras.
    • Padre Lino, O padre da Vila Abobrinha. Adora comer mamão.
    • Mariana, A irmãzinha caçula de Chico que aparece na HQ: "Uma estrelinha chamada Mariana". No final, ela morre e vira estrela novamente. Há outra HQ falando sobre a verdadeira história dela que se chama "O presente de uma estrelinha", é aniversário do Chico e Mariana visita ele pra dar um "alô". Chico pula de alegria e quis contar aos seus pais, mas Mariana é uma estrela e não pode se mostrar por aí. Suas irmãs chamam ela e Chico fica triste, mas antes dela ir, ela diz: "agora, fecha os olhos, que eu vou dar o meu presente"; Aí a Mariana brilha como nunca brilhou antes e mostra que o presente que ela deu foi Esperança. O que isso quer dizer que, no futuro, Mariana vai ser filha do Chico Bento.
    • Anjo Gabriel (2009) - Personagem recente, é o anjo do Chico. Ele adora tecnologia e é muito diferente de Chico, mas os dois se dão bem.
    • Tiãozinho Arriégua - O encrenqueiro da vila. Sempre arrumando problemas, gosta de esperar os meninos na esquina para uns sopapos depois da aula. É o típico brutamontes burro, mas que se rende vez por outra a amizade do Chico.
    • Nhô Dito - Outro contador de “causos”, mas este age na prática, muitas vezes levando a criançada nas suas aventuras como 'Pegador de Sacis'.
    • Coronel Agripino - Dono de terras e de cabeças de gado é o pai de Genesinho. Já foi chamado de Belarmino, Abelardo e Genesio.
    • Dona Birosca - A fofoqueira da vila, adora ficar na cerca fuçando a vida de todo mundo. Por enquanto, está “sumida” das histórias da Turma do Chico Bento.
    • Seu Rodrigues - Pai da Rosinha, não gosta que a filha namore Chico.
    • Dona Rosália - Mãe da Rosinha, defende a filha e é uma boa mãe.
    • Seu Leocádio - Pai do Zé Lelé, às vezes se comporta de maneira tão doida quanto o filho.
    • Dona Lalá - Mãe do Zé Lelé, um pouco doidinha como o filho.
    • Pais do Hiro - Autênticos imigrantes japoneses. Mantém as tradições e usam algumas expressões idiomáticas. Moram em uma casa estilo japonês.
    • Pais do Primo Zeca - Moram em um apartamento em SP e são adeptos da praticidade e da modernidade.
    • Maga Oneida - É uma bruxa boazinha que realiza os pedidos de Chico Bento quando ele quer se livrar de algum problema. Ela tem três dragões de estimações: o dragão amarelo Yorgle, o dragão verde Grundle e o dragão vermelho Rhidle. Teve sua primeira aparição em Chico Bento Número: 23, na história "O Preguiçoso", publicado pela editora Panini.
    • Ritinha - Amiga de Rosinha, anda meio sumida das histórias mas porém apareceu num gibi da Magali nº24 "Um Felino Natal a Todos" publicado pela Panini. É a dona de Tita, irmã do Mingau.
    • Quebra-Queixo - Apareceu em apenas uma história, onde Chico senta no banco em que Quebra-Queixo costuma sentar na hora do recreio e é desafiado por este para uma briga.Acabam virando amigos.