Turma do Bidu
Bidu (1959) - O primeiro personagem de Maurício, faz dois personagens diferentes: cão do Franjinha e diretor/personagem de estúdio.- Mister B (1999) - sátira do mágico Mr. M. Mister B ensina como são feitos os truques dos quadrinhos, como as pedras falantes, as caminhadas no ar e os personagens 'imortais'. Na última história, antes de um interlúdio em suas aparições, personagens irritados com suas revelações procuram capturá-lo. Sua semelhança com Bidu leva a captura do mesmo, porém, ao fim da história, é revelado que o personagem, ainda que possuindo uma silhueta idêntica à de Bidu, é na verdade Bugu.
Bugu (1972) - "Alô, mamãe!" Se você nunca ouviu essa frase, provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece. Seu maior dom é fazer imitações. O que o deixa com raiva, por isso é amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu sempre leva um chute ou delete para fora pelo mesmo ao final das histórias, dizendo "Tchau, mamãe!". Em certa história, tem sua origem revelada como sendo um alieníngena da raça dos homens-bolinha-de-sol. Seu nome verdadeiro seria Butandor Guglisdécio e seus pais seriam Butum e Butanda. Teria sido também o primeiro dono do traje de Astronauta (Personagem explorador do espaço, parte do universo dos quadrinhos de Maurício de Sousa. Bugu rejeita a história como sendo verdadeira, porém Astronauta a confirma ao fim da história, procurando bugu para entregar o lanche esquecido por ele em seu traje. Fato interessante é que na história que conta a origem do personagem Astronauta, os aliens que lhe entregam seu traje, os homens-geléia, mencionam o fato do traje pertencer a raça dos homens-bolinha-de-sol. O personagem foi criado pelo irmão de Maurício, Márcio Sousa, que diz que Bugu é um auto-retrato, "sempre tentando roubar a cena do irmão famoso". [1]
Buguinho (1982) - Sobrinho do Bugu que, com suas peraltices, chegou a deixá-lo doente numa clínica de repouso. Apareceu na história Bugu não veio, mas... , na revista Cascão nº1, da editora Abril.
Manfredo (1975) - é o assistente do Bidu, sempre aparece nas histórias que ele está no estúdio. De vez em quando,ele mesmo expulsa o Bugu do estúdio do Bidu. É um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu: contra-regra, secretário, assistente, produtor... enfim, o que for preciso.
Duque(1960) - o melhor amigo do Bidu. Não tem nenhuma característica muito marcante além dos olhos verdes. Por ser o melhor amigo de Bidu, aparece na maioria das histórias. Ele é o cão do Titi.
Zé Esquecido (1987) - amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer. É o cão do Xaveco, mas poucas pessoas sabem disso por 2 motivos: o Xaveco é um personagem secundário e o Zé Esquecido é tão esquecido que se esqueceu aonde mora e quem é seu dono.
Dona Pedra (1977)- uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala).
Zé Gordão (1994) - cachorro gordo e peludo ,passa o dia inteiro babando.
Dona Árvore (2008)- árvore que o Bidu geralmente conversa com ela.
Fifi (1969)- cachorrinha pela qual o Bidu é apaixonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário